Brasil sem orçamento 2025

O fim de ano foi tumultuado, desde a reunião do G20 e o “fuck you, Elon Musk” até hoje, a política não decepcionou quando o assunto é assunto. Nem parece que ainda estamos na quaresma… pelo visto, teremos um dois mil e vinte e cinco versão estendida, com comentários do diretor e cenas extras… É tanto acontecimento, que vou até pular a fala do presidente sobre os atributos físicos de sua nova ministra da articulação. Não compensa.
Agora, o que não dá pra gente ignorar é o fato de estarmos em 13 de março, e o congresso ainda não ter votado o orçamento para 2025. Pela LOA (Lei Orçamentária Anual), a votação deve acontecer até 22 de dezembro, dando 9 dias para o presidente sancionar antes do ano acabar. Até a aprovação da LOA, o governo só pode executar despesas essenciais com base no orçamento passado, dividindo em duodécimos (1/12 por mês). É a garantia da não interrupção de serviços públicos essenciais e das despesas obrigatórias, como salários de servidores e benefícios previdenciários. Mas sem o orçamento aprovado, o governo não pode iniciar novos projetos ou ampliar programas existentes. Trocando em miúdos, só se faz o que já foi feito.
Que o mundo inteiro está vendo um país meio paradão não é novidade pra ninguém. Mas se é grave estarmos sem orçamento, gravíssimo é o governo parecer não se incomodar. Era para a base estar igual siri na lata, pressionando deputados, falando nas redes ou mandando recados pela imprensa. Não vemos nada disso acontecendo. A impressão que dá é que o governo gosta mesmo é do moído da campanha, e está doido pro ano acabar, mesmo antes dele ter, ao menos, começado.
Siri na lata: expressão cearense usada para descrever alguém muito agitado, inquieto ou impaciente, que não consegue ficar parado. A origem vem da ideia de colocar um siri dentro de uma lata: ele se debate, faz barulho e tenta sair desesperadamente.
Gostar do moído: outra expressão da terrinha que significa gostar de confusão, fofoca ou encrenca. Quem “gosta do moído” geralmente adora um barraco, uma treta ou simplesmente de estar por dentro das fofocas e das intrigas.