Casa Branca recebe seu 47º morador

Para a surpresa de absolutamente nenhum analista sério, as primeiras e mais sensíveis medidas prometidas por Trump na campanha foram anunciadas ainda nesta segunda, 20, data de sua posse.

Estranho mesmo é a estranheza da imprensa não americana com as medidas, já que são praticamente as mesmas tentadas no seu primeiro mandato. Na ocasião, a posição dos líderes dos partidos (sobretudo dos próprios republicanos) e a composição da Suprema Corte impossibilitaram sua aplicação (ele também não manjava nada dos corredores de Washington, sejamos honestos).

Agora, mais desenvolto, com o apoio de algumas das maiores empresas do mundo e com mais legitimação (recebida das urnas), ele faz o dever de casa e emplaca praticamente tudo horas após a posse.

Quando um presidente é eleito como ele foi, o manual político ensina a aproveitar logo a lua de mel com congressistas, eleitores e imprensa, para dar sua cara ao governo e dizer quem manda. Agora, só a má fé, o ativismo político ou a ignorância são capazes de explicar essa cara de espanto que está estampada em todos os jornais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.